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O que são Rodadas de Investimento (séries): A, B e C?

15 de abril de 2019

Felipe Monteiro

Levantar investimento é provavelmente o maior desafio das startups que estão começando e por isso é comum buscar materiais sobre investidores anjo e capital semente. No entanto, pouco é dito sobre o investimento em startups já consolidadas, como nas rodadas de investimento séries A, B e C.

É importante notar que cada rodada acontece em um momento diferente de maturidade da startup e, por isso, envolve diferentes níveis de risco, investimento e retorno. Durante as rodadas de investimento, a startup é analisada a partir de diferentes critérios pelos investidores, como o modelo de negócio, a concorrência, o tamanho de mercado e potencial de crescimento.

Para compreender mais sobre cada etapa, explicamos elas abaixo:

Rodada de Série A
Nesta fase, a startup tem um modelo de negócios  definido, e o mercado conhece relativamente o produto/serviço oferecido. Geralmente o objetivo das empresas é impulsionar a escala de produção, otimizar distribuição, bem como expandir a atuação no mercado.

O valor de investimento varia entre US$ 2 milhões e US$ 20 milhões, não sendo necessário que as partes concordem sobre o valor pré-fixado do quanto em porcentagem da empresa o capital aportado representa, podendo a discussão do valuation ficar para outra rodada.

Todavia, a determinação de valor pré-fixado também é comum em alguns casos.

Rodada de Série B
Na série B, a empresa está consolidada e a captação de recursos tem o propósito de expandir o negócio, aprimorando processos, recrutando talentos, criando novos departamentos e conquistando novos mercados.

Os valores do aporte podem chegar às dezenas de milhões, sendo um valuation maior quando comparado com os anteriores, e por isso parte dos investidores preferem não pré-fixar a porcentagem da empresa na Série A.

Rodada de Série C
O objetivo da empresa que entra na rodada de investimento de série C é acelerar a empresa, sendo muitas vezes vinculada à uma expansão internacional. Essa rodada antecede abertura de IPO e é realizada por fundos de Venture Capital, bancos de investimento, empresas de Private Equity, que investem centenas de milhões de dólares e enxergam potencial de escalabilidade nas empresas que, geralmente, já são de médio porte.

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