Blog

O papel das aceleradoras para as startups

20 de outubro de 2020

Felipe Monteiro

Você provavelmente já ouviu falar em aceleradoras de startups. Mas você sabe exatamente o que são e qual a sua importância?

Aceleradoras são organizações que impulsionam o desenvolvimento de startups através de mentoria, investimento e networking, objetivando o retorno financeiro.

Essas organizações normalmente são geridas por investidores e empreendedores experientes, que oferecem às startups insights sobre o mercado, estimulando a inovação e propondo abordagens inéditas. Geralmente, acolhem startups com grande potencial de crescimento em curto prazo, com modelos de negócio escaláveis.

No entanto, cada aceleradora tem seu próprio processo seletivo para determinar os parâmetros de quais startups podem participar do seu programa de aceleração. Os processos seletivos são concorridos: segundo a revista Fortune, para cada 7 mil inscrições, há, em média, 106 vagas disponíveis (taxa de aprovação de 1,5%).

Um programa de aceleração dura em média de três meses a um ano e o aporte inicial normalmente não ultrapassa R$10 mil. O processo seletivo considera características como o produto mínimo viável, o modelo de negócio e o potencial para geração de caixa e receita recorrente (exemplo: empresas que oferecem assinaturas periódicas).

Grandes empresas como Airbnb, Reddit e Dropbox já participaram de programas de aceleração para startups. No ecossistema de inovação, as aceleradoras têm um papel fundamental, já que solucionam dores das startups, como a busca por investimentos e a instabilidade para se lançar no mercado, e promovem o crescimento de uma cultura inovadora.

Quer saber mais sobre startups? Leia outros artigos em nosso blog ou entre em contato com a gente!