Blog

O Boom das M&As no Crescimento de Ecossistemas de Inovação

5 de maio de 2022

Felipe Monteiro

Prever o mercado nunca é fácil, muito menos quais serão os investimentos certeiros, ou aqueles que não te darão muito prejuízo. É por isso que, neste texto, abordaremos uma operação está em alta nas  startups brasileiras. Estamos falando das fusões e aquisições – M&As. 

Fusões e aquisições, ou M&As (mergers and acquisitions), são estratégias agressivas de mudança na estrutura de controle da empresa. Isso é feito, é claro, graças a um plano de negócios pensado minuciosamente. 

De modo rápido, o processo de fusão significa que duas empresas serão unidas para formar apenas uma só companhia. Já no processo de aquisição, há a compra de uma empresa alvo por uma empresa adquirente, e assim não se forma uma nova empresa no final da transação. 

Esses processos ocorrem, em sua maioria, para otimizar e expandir recursos e processos das empresas. 

 

M&As de Startups No Brasil

Desde 2020, as fusões e aquisições de startups vêm apresentando uma alta que é impossível de ser ignorada. Se em 2019 tivemos um ano com altos números, no ano seguinte extrapolamos todas as expectativas com quase 151% de crescimento no setor. Em 2021, até o mês de dezembro, já tínhamos uma concentração de cerca de 245 M&As. 

Não foi só o número de M&As que aumentou, como também o número de investimentos em startups, que em 2020 era de 696 milhões, e em 2021 alcançou a marca de 2.563 milhões de dólares investidos. Grandes empresas como Magalu e Qualicorp fizeram aquisições de startups ou pequenas empresas como modo de investimento,e pode-se esperar a continuação desta crescente para 2022.

Esse aumento expressivo se deve ao amadurecimento de ecossistemas de inovação brasileiro, ou seja, o Brasil agora é capaz de ter um setor saudável de inovação tecnológica onde as startups conseguem crescer de forma saudável. Com investidores certos, essas empresas estão conseguindo tirar os seus produtos do papel e testá-los na vida real, gerando uma onda de renovação tecnológica muito bem vinda para um país em crise.

A pandemia também é um fator importantíssimo, porque o impacto gerado fez acelerar a necessidade de transformação digital para acompanhar as mudanças do mercado. Isso significa mais startups e mais inovações para empresas, principalmente na área da saúde, acompanhando as necessidades mundiais. 

Como previsto, 2022 já iniciou com alta nos investimentos voltados para startups em especial, sendo uma aposta certeira para os investidores. 

 

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time! Uma equipe de profissionais mais experientes do mercado prontos para auxiliá-lo, prestando assessoria jurídica, em investimentos, criação de startups e muito mais! Entre em contato conosco!

 

Fonte: Distrito