Blog

Motivos pelos Quais as Startups Falham

18 de janeiro de 2022

Felipe Monteiro

Ao começar um negócio é muito comum que haja aquele sopro de vida nova, uma empolgação grande com os passos iniciais. Porém, com o desenrolar do projeto e o aparecimento de desafios, muitos investidores e fundadores acabam por abandonar o projeto, ou vendo suas Startups desmontarem frente aos esforços. 

O intuito deste texto é mostrar em termos gerais como, na maioria das vezes, coisas simples acabam ajudando na falha das startups. 

Burnout 

Empresários geralmente não possuem uma vida balanceada no que diz respeito ao trabalho, descanso e lazer. Muito menos àqueles que montam startups, empresas que necessitam de crescimento acelerado para sobreviver. O Burnout é o dito “mal do século”, sendo popularizada como a “crise do esgotamento profissional”. Isso acarreta em problemas seríssimos na direção de uma empresa.

O trabalho exaustivo que envolve ser parte dos criadores de uma startup ou dos diretores, precisa ser monitorado e reconhecido. O começo de uma empresa nunca é mil maravilhas, e estar preparado para isso é quase impossível. Por isso, não desista na primeira dificuldade, tenha pessoas ao seu redor que você confie para lhe ajudar no trabalho e saiba que o burnout existe.

Falta de harmonia entre o time/investidores

Isso é algo extremamente grave, mas é mais comum do que você imagina. O desacordo entre ideias é comum, porém o desacordo sobre visão, pode causar uma ruptura sem volta em uma Startup. O alinhamento entre todos é uma das coisas mais importantes a se fazer, desde o início. Todos têm de estar cientes e concordar, em cada passo do projeto. Caso contrário, é muito provável que haja uma desarmonia entre os envolvidos. 

Quando o Produto Não Tem Qualidade

Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão extremamente exigentes sobre o que compram. Tudo conta na hora de fechar um pedido: desconto, frete, preço dos produtos, e principalmente a qualidade dos materiais. 

Você pode vender seu produto com um preço muito abaixo do mercado, mas se o material for de baixa qualidade, ele não conseguirá um mercado para sobreviver. A mesma coisa acontece com serviços. Se você não oferece um serviço de qualidade, mesmo barato, o cliente não o indicará para as pessoas que conhece e provavelmente não pedirá seus serviços novamente. 

Não é o Time Certo

A diversidade na hora de contratar um time é de extrema importância. Isso porque cada um dos colaboradores, diferentes entre si, trarão à startup uma visão completamente complementar um do outro. E isso é essencial. 

O time certo é importante, pois sem isso é praticamente impossível de se colocar uma startup em funcionamento. Só com uma boa administração e um objetivo claro é que se consegue contratações assertivas. Foque nisso!

Seu Negócio Foi Superado

É normal que um dos primeiros conselhos a se dar para uma startup é para não ligar para a competição, mas às vezes o que acontece é a competição superar a sua startup. A questão aqui é achar um ponto de equilíbrio entre não deixar que a competição te desanime, mas saber a hora de levá-los a sério quando necessário. 

Sem Necessidade do Mercado

Uma ideia para uma startup, além de ser boa, ela tem que ter uma necessidade dentro do mercado, ou seja, tem que resolver um problema/uma dor. Algum grupo de pessoas precisa estar passando por alguma necessidade, e que a resposta seja a sua startup. Se não há uma necessidade, uma urgência de um público, não há motivo pelo qual as pessoas consumirem o seu produto, ou serviço, portanto não há uma necessidade do mercado. Estude primeiro, faça pesquisas de público alvo e o que mais estiver ao seu alcance nesta área. 

Ficou Sem Dinheiro/Não Conseguiu Juntar Novo Capital

Por fim, temos o principal motivo pelo qual as startups não conseguem chegar à sua plenitude. Gastos demasiados ou em locais não estratégicos na hora errada podem levar a startup a um final precoce. É necessário um plano de negócio, trazer investidores, e assim que perceber o não crescimento acelerado do negócio: colocar o pé no freio e mudar a estratégia.

Esses são alguns pontos importantes que, apesar de parecerem simples ou óbvios, podem passar despercebidos na prática. Quer saber mais sobre como começar sua própria Startup? Fale com o nosso time especializado!