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Como fazer um bom pitch para investidores

13 de agosto de 2020

Felipe Monteiro

Antes de darmos dicas para você fazer um bom pitch, vamos definir o que é um pitch e por que é tão importante que os empreendedores estejam familiarizados com esse formato. Pitch é uma apresentação rápida (normalmente entre 2 a 5 minutos) sobre sua empresa, produto, serviço, ideia, que desperte o interesse de um investidor ou cliente.

Como a apresentação é rápida, seu objetivo principal não é detalhar profundamente o seu negócio, e sim encantar os interlocutores através de informações essenciais e objetivas.

Confira abaixo nossas dicas para fazer um bom pitch:

1 – Apresentação visual
Com pouco tempo disponível, sua apresentação deve ser impactante. Slides com muito texto não são bem-vindos, afinal você quer que sua audiência preste atenção em você. O visual deve mostrar o DNA da sua empresa, as informações-chave e os conceitos. Mas não dependa desse apoio visual para fazer seu pitch. O conteúdo deve estar na ponta da língua!

2 – Conteúdo
A parte mais importante da apresentação é a sua fala. Você precisa convencer o público a investir no projeto que está apresentando. Para isso, aborde os seguintes tópicos: desafios, oportunidades, solução, diferenciais e os próximos passos para fazer o seu projeto acontecer.

Oportunidades e desafios:
Comece seu pitch explicando qual oportunidade e desafio sua startup identificou. Em outras palavras: a dor que a sua empresa vai sanar. Exponha o gargalo do mercado, a necessidade que precisa ser atendida. Faça isso de forma direta e objetiva, de maneira que uma frase seja capaz de responder a essa questão.

Sua solução
Apresentada a oportunidade, explique rapidamente a sua solução: como sua startup vai se encaixar no mercado e qual sua inovação/diferenciação. Não precisa entrar em detalhes sobre sua tecnologia ou como ela funciona, apenas aponte diferencial. Em sua apresentação, insira imagens ou vídeos do protótipo do seu produto que facilite a compreensão do seu funcionamento.

Diferenciais
Este é momento em que você dá uma breve explicação sobre seus diferenciais. Em comparação com outros players do mercado, quais são as razões que tornam sua solução a melhor e mais eficiente de todas?

O que você precisa:
Agora que você explicou os desafios, oportunidades, soluções e diferenciais, apresente as ações necessárias para avançar com seu projeto. Explique em qual estágio de desenvolvimento está o seu negócio, quanto de investimento você precisa e como esse dinheiro será usado.

3 – Ensaie
Você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão, são poucos minutos e esse tempo é valioso. Ensaie sua apresentação! Apresente-a para amigos e colegas de trabalho, recolha feedbacks e veja quais são os pontos de melhoria. Sua mensagem foi passada com clareza? Antecipe as dúvidas que possam surgir, corrija qualquer tópico que tenha dificultado a compreensão da sua mensagem e esteja com todas as respostas na ponta da língua!

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