Blog

Cinco razões para adotar o formato de squads em sua startup

4 de junho de 2021

Felipe Monteiro

Saiba mais sobre o modelo de gestão de equipes que é inspirado em métodos ágeis e utilizado por empresas inovadoras, como o Spotify

Implementar mudanças e se manter inovador em um mercado mundial mais volátil e digitalizado é um grande desafio para empresas de todos os portes e segmentos. Por isso, novas metodologias e estruturas de gestão, sobretudo baseadas nos já consagrados métodos ágeis, têm sido cada vez mais procuradas pelos empreendedores e empresários.

Uma dessas metodologias é o squad, um modelo organizacional adotado por empresas inovadoras, como o Spotify e o Google, e que é caracterizado pela divisão dos colaboradores em equipes multidisciplinares.

Mas afinal, o que são squads? 

Enquanto a típica configuração de modelo organizacional divide seus colaboradores em departamentos com competências específicas, como Marketing e Tecnologia, os squads se destacam pela formação de equipes com pessoas de diferentes habilidades e setores.

Geralmente composto de um grupo de 3 a 10 pessoas, essa equipe multidisciplinar trabalha em torno de um só produto ou objetivo específico, com qualidade e de forma contínua. Cada squad pode escolher sua metodologia de trabalho e será responsável por gerir seu desenvolvimento, sempre levando em conta a estratégia do negócio. Dessa forma, é possível ter um ganho considerável em autonomia e definir prioridades nos projetos.   

Todos os membros envolvidos realizam um trabalho colaborativo e fortalecem a cocriação de soluções criativas para a sua empresa.

Confira abaixo alguns dos benefícios de adotar essa estrutura em sua startup.

  • Maior produtividade

A autonomia dos integrantes de um squad, que trabalham de forma independente nas tomadas de decisão, aliada à facilidade de comunicação dentro dos grupos são fatores que potencializam os resultados de forma expressiva para a empresa.

O número reduzido de membros também contribui para o ganho de produtividade.

  • Maior Agilidade

Por serem autônomos, sem depender de outras áreas ou níveis hierárquicos, os ciclos de desenvolvimento em um squad duram menos tempo. Assim, é possível corrigir falhas e lançar novos produtos de maneira mais rápida.

No entanto, destacamos que agilidade não significa produzir rapidamente, mas sim entregar valor de forma assertiva, sendo capaz de lidar melhor com mudanças e incertezas.

  • Alinhamento do time

Ter uma equipe alinhada em todos os processos e execuções é um fator fundamental para alcançar o sucesso. Os squads auxiliam nesse ponto, pois eliminam quaisquer problemas relacionados a conflitos entre as equipes.

Isso acontece porque todos os integrantes compartilham o mesmo objetivo. Dessa forma, é possível reduzir os desentendimentos, além de ter as metas alinhadas de acordo com as necessidades da organização.

  • Entregas com mais valor

Ter uma equipe em formato de squad, trabalhando de forma dedicada implica em colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar. Essa mentalidade é fundamental para garantir ganhos sólidos com as equipes multidisciplinares e autogerenciáveis.

  • Contribuições além da função base dos colaboradores

A grande vantagem desse modelo é que todos podem colaborar uns com os outros para alcançar um mesmo objetivo.

É comum que em um squad, se um membro já terminou o seu trabalho em determinada etapa, ele auxilie um colega. Essa motivação de ir além da sua função principal acaba gerando ótimos resultados.

Ela permite um aproveitamento máximo das capacidades de cada profissional. Além do seu negócio ganhar com esse processo, os funcionários também têm a oportunidade de ampliar o seu conhecimento e aprender na prática com outros colegas de trabalho.