Blog

Afinal, o que é um ecossistema de startups?

11 de fevereiro de 2021

Felipe Monteiro

Conheça um pouco mais sobre esse conceito e por que ele é importante para a sua empresa 

Assim como uma semente precisa de um solo fértil e condições climáticas favoráveis para se desenvolver e crescer de forma saudável, assim também são as empresas nascentes.

O que chamamos de ecossistema de startups são todas as empresas, órgãos e parceiros que contribuem para que o seu negócio seja bem-sucedido. 

Em menor ou maior grau, o sucesso da sua empresa é diretamente relacionado à presença de atores como:

  • O capital, por meio dos fundos de investimento, investidores anjo e aceleradoras;
  • Os locais para a capacitação de funcionários, como universidades com atuação na área e programas independentes de formação em empreendedorismo e tecnologia;
  • Um espaço físico, que pode ser muitas vezes um coworking ou um local de incubadoras ou parques tecnológicos;
  • As oportunidades de aprendizado, que podem ocorrer por meio do ingresso em redes ou a parceria com mentores;
  • E a visibilidade, que pode acontecer com a ajuda da imprensa, de veículos independentes de comunicação ou de eventos da área. 

As startups muitas vezes proporcionam soluções a problemas emergentes, mas também têm o poder de criar demandas, uma vez que desenvolvem novas formas de negócios para problemas antigos. Por isso, a existência de um ecossistema de startups dinâmico contribui fortemente para sustentar a inovação, traz dinamismo e eficiência à produtividade dos setores industriais, facilita a difusão do conhecimento e gera mais oportunidades de emprego.

O sucesso de um negócio não é um fator aleatório e muito menos é algo que se consiga alcançar totalmente sozinho. Você consegue identificar quais são os atores mais importantes no ecossistema da sua startup? 

Para se aprofundar ainda mais no tema, deixamos aqui uma pesquisa sobre o ecossistema de startups no Brasil, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.